Eu Sou Barão

55 trabalhos são apresentados na VI Mostra Científica da FAE

Sustentabilidade e meio ambiente: estes foram os temas que motivaram os acadêmicos de todos os cursos da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) a desenvolverem pesquisas para apresentação na VII Mostra Científica, realizada na noite de quarta-feira (16). Do descarte correto do óleo vegetal a uma lixeira que separa os metais dos outros resíduos, os trabalhos apresentados pelos estudantes de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Design, Eletrônica Industrial, Estética e Cosmética, Pedagogia e Psicologia surpreenderam até mesmo os avaliadores.

“Para definir um vencedor, entre tantos trabalhos legais, escolhi o da lixeira separadora de metais pela sua viabilidade e o retorno positivo que pode trazer à sociedade. Acredito que a tecnologia aplicada tenha sido bem desafiadora para o grupo, gerando grande conhecimento a partir do desenvolvimento da proposta”, explica Igor Farina, avaliador dos trabalhos do curso de Eletrônica Industrial.

“Os estudantes e orientadores estão de parabéns pela maturidade dos trabalhos desenvolvidos. Para definir o vencedor, utilizei a aplicabilidade como principal critério, aliada ao fato de o grupo ter convencido a empresa a aceitar a sua proposta”, complementa o avaliador dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Administração, Ivan Adair Vicari.

Apesar de a turma do curso de Psicologia ser iniciante, submeteu seis propostas para serem avaliadas, este foi um dos fatores que mais chamou a atenção da avaliadora Marjana Gasparin, “os estudantes estão engajados e isso é muito legal. Além disso, trouxeram para a Mostra trabalhos muito bem construídos e os apresentaram tendo clareza do que estavam falando”.

A Mostra Científica da FAE integra todos os cursos da FAE e, alguns trabalhos, como o vencedor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas por exemplo, também chama a atenção por ser desenvolvido em parceria com o curso de Design. “O fato de ser uma proposta que tem a preocupação de ajudar o próximo nos motivou a escolher este projeto. Participar desta experiência tem sido uma grande oportunidade de colocar os aprendizados do curso em prática. O fato de termos o software do jogo já em processo de desenvolvimento foi algo que também ajudou a destacar o nosso trabalho”, enfatiza o acadêmico Ariel Bonetti, que está no nível 4 e é um dos responsáveis por desenvolver o jogo proposto por Matheus Willian da Silva, acadêmico do curso de Design.

Só no mês de outubro, este é o segundo prêmio que o acadêmico Luís Guilherme Torres Fernandes conquista com a sua coleção de joias inspirada na luta contra o câncer de mama. “Para mim não é apenas uma coleção de joias, mas uma carga de sentimentos transformados em um produto. Poder mostrar para outras pessoas todo o conceito e os significados de cada peça foi muito gratificante, a partir do momento que eu falava cada detalhe era como se eu estivesse espalhando a real luta pela causa”, destaca o futuro designer.

Explicitar a diferença entre um cosmético natural e um cosmético orgânico foi a preocupação do grupo vencedor do curso de Estética e Cosmética, “os cosméticos orgânicos tem componentes retirados 100% da natureza, enquanto os naturais podem ter a adição de industrializados. Para a produção de cosméticos orgânicos também não são realizados testes em animais e sua a compatibilidade com a pele é muito melhor”, explica Tairine de Oliveira Chaves.

Para conscientizar não só estudantes, mas toda a comunidade escolar para a prática da compostagem foi a proposta do grupo que conquistou o primeiro lugar no curso de Pedagogia, “nossa ideia é disseminar a compostagem como um instrumento de conscientização e sustentabilidade ambiental tanto nas escolas quanto nas famílias”, destaca Luciana Szczepkowski.

Além de promover o intercâmbio de conhecimento entre os cursos a Mostra Científica também é aberta a participação da comunidade. Foi aceitando este convite que a mãe, esposo e filho de Mariana Mariani viram o esforço da estudante ser recompensado. “Conquistar o primeiro lugar foi uma enorme surpresa. Este foi meu primeiro trabalho acadêmico e meu primeiro artigo, para o qual dediquei mais de 30 horas escrevendo, entrevistei 27 restaurantes da cidade pessoalmente, passei muitas noites em claro muitos finais de semana estudado. Apesar de não ter feito o trabalho em grupo, contei com o apoio e incentivo não só da família, mas também dos professores do curso”, conta a acadêmica do curso de Ciências Contábeis.

Conheça os trabalhos vencedores desta edição:

Administração: “Sustentabilidade: um estudo sobre a implementação de uma embalagem sustentável em uma ervateira da cidade de Erval Grande”. Acadêmicas: Debora Franceschi, Julia Koche, Luiza Borsa, Natasha Bandiera.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: “Jogo drag-and-drop para autistas”. Acadêmicos: Ariel Bonetti, Renan Otelakoski, Gustavo May, João Vanz.

Ciências Contábeis: “Estudo de caso sobre descarte do óleo vegetal em restaurantes comerciais no município de Erechim-RS”. Acadêmica: Mariana Mariani

Design: “Design de joias inspiradas na luta contra o câncer de mama”. Acadêmico: Luís Guilherme Torres Fernandes.

Eletrônica Industrial: “Lixeira separadora de metais”. Acadêmicos: Alexandre Desordi Dallagnol, Emanuel Piran Cerioli, José Przylepa e Marcelo Ribeiro Pires.

Estética e Cosmética: “Biocosmético, cosmético natural ou cosmético orgânico: a importância de produtos certificados”. Acadêmicas: Tairine de Oliveira Chaves, Milena Zucchi Vargas, Ralliana de Almeida Anorte, Marina Fátima Cadore Zanin, Maira Gabriela Bavaresco, Catiane Rodrigues da Silva.

Pedagogia: “Conhecendo a compostagem: uma aprendizagem de sustentabilidade em espaços escolares”. Acadêmicas: Andressa Faganello, Chaline Collet De Quadros, Eduarda Paula Perkuhn, Gissele Fátima Dassi, Luciana Szczepkowski, Simone Ecco.

Psicologia: “Sustentabilidade social: vovós na era da tecnologia”. Acadêmicas: Raquel Mismahl e Fernanda Aguiar.

Adicionar Comentário

Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.

Assine nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.