Eu Sou Barão

Ensino Médio aposta em temas polêmicos para debate

Sistema prisional, legalização da maconha e eutanásia. Estes foram os temas discutidos durante o IV Encontro de Debates em Ciências Humanas, que integrou as turmas do Ensino Médio do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB), na manhã desta terça-feira (15). Proposto pelos professores das disciplinas de Sociologia, História, Geografia e Filosofia, os debates motivaram as turmas na escolha de temas, realização de pesquisas e construção de argumentos.

 Aluno do 9º ano, Theo Kreibich, que neste ano participou com sua turma como ouvinte, em 2020 também terá a oportunidade de pesquisar para defender seus pontos de vista. “Além de demostrar a nossa opinião, o debate também é uma oportunidade de conhecer a crença dos outros, processo que pode fazer a gente até mesmo mudar de ideia”.

 A legalização da maconha, apresentada pela turma do 2º ano do Ensino Médio, foi a pauta que mais chamou a atenção de Theo, “é uma questão polêmica. Muita gente defende a legalização da maconha, eu particularmente acredito que nosso país não está preparado para isso ou que teria que começar aos poucos, com a descriminalização”.

O fato de ser um assunto atual foi determinante para que a turma do 2º ano escolhesse debater a legalização da maconha. “Para fins médicos, os tratamentos com substâncias da maconha ajudam muito, especialmente para o tratamento de transtornos mentais. Por outro lado, se for usada sem indicação médica ou em excesso, ela pode trazer muitos efeitos adversos, como ataque cardíaco, por exemplo”, destaca a estudante Nathália Amaral, que ficou impressionada por dados como o da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), revelando que 1,5 milhão de adolescentes e adultos consomem maconha diariamente no país. 

O IV Encontro de Debates em Ciências Humanas foi a culminância do projeto que integra as grandes áreas do conhecimento no Barão, neste último trimestre do ano.

Adicionar Comentário

Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.

Assine nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.