Eu Sou Barão

Terceira edição do Concurso de Joias do Design FAE revela seus vencedores

Dulce. Este é o nome da coleção de joias composta de brinco, colar, pulseira e anel, desenvolvida pela acadêmica do 4º semestre do curso de Design da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), Júlia Carolina Ramisch. A coleção de Júlia conquistou o primeiro lugar no 3º Concurso de Joias, promovido pelo curso de Design da FAE, em parceria com a FANE’S Joias Contemporâneas e o Grupo Sananduvense de Saúde da Mulher (GRUSAM).

Dulce, no entanto, representa muito mais do que o nome de uma coleção de joias vencedora. Dulce é o nome da fonte de inspiração de Júlia para o desenvolvimento das quatro peças. “Minha avó se chama Dulce e a minha coleção é um gesto de carinho, uma forma homenageá-la, de mostrar o quanto me importo com ela, dentro do que eu consigo oferecer”, enfatiza a estudante, contando que a avó está passando pelo tratamento de um câncer de mama. “Tentei materializar as coisas que ela mais gosta, a sua rotina e tudo que está dando força para enfrentar esse momento tão difícil. Minha avó já passou por tanta coisa difícil, mas nunca parou de lutar e sempre esteve presente em minha vida, sendo um grande exemplo”, complementa a vencedora.

Com o tema “Despertando desejos em um mundo rosa”, a terceira edição do Concurso de Joias propôs uma reflexão sobre o movimento popular conhecido como Outubro Rosa, mundialmente comemorado, para estimular a participação da população, empresas e entidades na luta contra o câncer de mama. Apesar de estar na terceira edição, esta foi a primeira vez que o Concurso foi temático.

A noite de premiação, na primeira quinta-feira de outubro, trouxe ao salão de atos da FAE muito mais do que o nome dos agraciados com certificados, menções honrosas, valores em dinheiro e estágios. Nas coleções vencedoras, dentre as cerca de 20 que concorreram, o diálogo com o tema do Concurso revelou uma proximidade tão grande que as histórias de luta contra a doença se misturaram e emocionaram.

Mãos que evidenciam a luta pelo câncer, abraçando o seio, mostram o quanto a força, o suporte e a proteção são importantes na luta contra o câncer de mama. Este foi o conceito da coleção “Ilumini”, desenvolvida por Luís Guilherme Torres Fernandes, que ficou em 2º lugar. “Durante o andamento do concurso, uma de minhas tias recebeu o diagnóstico de câncer e infelizmente, por complicações, veio a falecer. Gostaria de dedicar meu mérito a ela que sempre foi guerreira e protetora, assim como o que eu queria que minha coleção representasse”, explica o acadêmico do 6º semestre.

Histórias sobre como a dor pode ser transformada em amor, essência desta edição do Concurso, conforme enfatizou a coordenadora do curso de Design Simone Lehnhart, foram a forma encontrada para apresentar esta edição do Concurso aos estudantes. Em abril, os acadêmicos do Design receberam algumas das integrantes do GRUSAM, que compartilharam suas histórias de luta contra o câncer de mama. Já na noite da premiação, foram elas que conheceram a proposta das coleções e a forma como suas histórias foram lapidadas em joias.

“A doença não é uma coisa boa, mas depois vem a alegria de ver os estudantes serem inspirados e ficarem felizes. No momento em que a gente descobre a doença a gente fica muito triste, mas o grupo me deu muita força: lá eu me senti amada, querida, apoiada. Não consigo deixar de ir, elas já fazem parte da minha vida, não consigo mais viver sem a amizade que construí no GRUSAM”, conta Joivane Fortuna, que descobriu seu câncer de mama em 2016.

Ampliando horizontes da moda em acessórios femininos ao despertar desejos, com a orientação única de ressaltar ainda mais a beleza e a autoestima das mulheres, a equipe de desenvolvimento da FANE’S encontrou na escolha dos vencedores um desafio. Na noite da premiação, a FANE’S foi representada pelas designers Adriana Dondoni Moreira e Eleni Tedesco, que lembram com carinho que também foram egressas da FAE. “O produto precisa ser muito pensado, por isso a escolha é sempre muito difícil. Todos os projetos foram submetidos a uma análise minuciosa, onde consideramos aspectos como a adequação ao tema, processo produtivo, comercial e os custos, por exemplo”, justificam as designers. Ao invés de três, a FANE’S decidiu premiar cinco trabalhos, além de oportunizar que os autores dos dois primeiros lugares façam estágios na empresa.

Todos os participantes do Concurso receberão um certificado de participação, equivalente a 15 horas de atividades. A coleção vencedora recebeu, além do Certificado de 1º Lugar, o valor de R$ 500,00, um estágio na empresa FANE’S e uma bolsa de 30% em Curso de Pós-Graduação do Design FAE. Ao segundo colocado foi entregue o Certificado de 2º Lugar e o valor de R$ 300,00. Ao terceiro, Certificado de 3º Lugar. Os estudantes do 4º e 5º Lugar receberam Menções Honrosas. Dois conjuntos de peças da coleção do 1º ou 2º Lugar serão produzidos pela FANE’S e doados ao Grupo Sananduvense de Saúde da Mulher para que sejam revertidos em prol da causa.

Vencedores do 3º Concurso de Joias da FAE, FANE’S Joias Contemporâneas e GRUSAM:

1º lugar – “Dulce”, autoria de Júlia Carolina Ramisch.

2º lugar – “Ilumini”, autoria de Luís Guilherme Torres Fernandes.

3º lugar – “Deusas do Cotidiano”, autoria de Milene Saccomori.

4º lugar – “Coleção Memorável”, autoria de Vagner Terra.

5º lugar – “Coleção Natureza”, autoria de Caroline Campesatto.

Adicionar Comentário

Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.

Assine nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.