Eu Sou Barão

Design da FAE encontra inspiração em palestra ministrada por Silvana Dezordi

Silvana Dezordi serviu de inspiração para o desenvolvimento da marca “Sil Pedagogia Inclusiva” pela designer e professora da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), Suzana Funk, mas também acabou inspirando. A marca foi apresentada na disciplina de Projeto e Modelagem III, que trabalha o design de marcas e embalagens, na noite do último dia 23.

Antes da apresentação da marca, Silvana foi convidada a palestrar aos acadêmicos do 6º semestre, oportunidade em que falou sobre sua história de vida e sobre inclusão. “A Sil falou sobre todos os desafios que ela teve que enfrentar e sobre todas as suas conquistas, mas falou com muita alegria sobre tudo, fez os alunos rirem, não foi uma fala triste, foi uma fala divertida e feliz. Ela disse que sempre que alguém falou que ela não iria conseguir, usou isso como impulso, para ter mais garra e vontade de ir lá e fazer acontecer”, conta a professora.

Formada em Administração, cursando Pedagogia e a segunda Pós-Graduação, Silvana também contou aos estudantes que já escreveu 14 livros e sonha em fazer Psicologia e Mestrado. “Eu fiquei encantada com a garra e a determinação dela, com todas as suas limitações físicas ela não desanima, é uma pessoa que está sempre alegre e motivando as outras pessoas. Sempre estudando, trabalhando e tendo gratidão pela vida!!! Nessa noite que tivemos com ela foi maravilhoso, pois ela nos mostrou que quando se quer realmente realizar um sonho, devemos acreditar que podemos e ir à luta e vencer nós mesmos!! Ela é maravilhosa!! Agradeço a Sil, por ter nos presenteado com a sua presença, por ter nos alegrado e por ter apresentado tantos conhecimentos valiosos, aprendemos muito mais do que design e inclusão, aprendemos sobre a vida e como viver, foi uma honra e uma alegria te receber no curso de design da FAE. Agradeço também ao apoio da coordenadora do Design Simone Lehnhart e pela presença da coordenadora do curso de Psicologia Juliana Jaboinski”, complementa Suzana.

Apesar de ter várias palestras no currículo, Silvana enfatiza que falar ao Design teve um gosto especial. “Para mim foi uma experiência única, cada palestra é única, mas essa me marcou muito porque percebi que consegui plantar uma sementinha no coração de cada uma pela luta com a inclusão social, e também tenho certeza que não terão mais medo dos desafios, se tornando profissionais de excelência, sem contar a emoção de ver como está ficando minha marca, obrigada professora Suzana, coordenação do curso de Design e de Psicologia, obrigada FAE pela oportunidade, contem sempre comigo”, destaca Silvana.

Confira também o depoimento de alguns acadêmicos que acompanharam a palestra:

“Vivemos em um mundo onde qualquer mísero problema é motivo de desistência. Se deparar com a Sil e toda a sua rotina vivida até hoje é inspirador! Uma pessoa que teve que se adaptar ao mundo e a tudo ao seu redor, vencer medos, barreiras, preconceitos do jeito que ela se adaptou é simplesmente lindo. Nunca deixou de lutar e correr atrás do que realmente almejava e devido a sua grande força de vontade e coragem hoje é essa grande mulher. Ter conhecido a Sil me mostrou que realmente podemos conquistar tudo que queremos, ela me deu coragem e muita motivação para seguir em frente, principalmente em momentos nos quais já pensei em desistir” – Vanessa Ronsoni.

“A Sil é um exemplo pra vida. Mulher dinâmica, extremamente forte e uma inspiração única. Ver o mundo através dos olhos de um deficiente físico foi enriquecedor. O quanto a sua batalha foi e é árdua só rendeu mais admiração. Certamente nos momentos em que me faltar coragem e força, me lembrarei da Sul e serei grata a profe Suzana por me ter apresentado ela” – Franciane Kosmann.

“Transformadora, extraordinária, simplesmente incrível! Não há palavras que possam expressar o quão grata me sinto depois de ter ouvido as palavras da Sil, foi como receber um choque de realidade que nos faz perceber o quão pequenos são nossos problemas e quanta importância damos a eles. Me sinto uma nova pessoa, me sinto renovada e muito orgulhosa de existirem pessoas como ela no mundo que nos mostram o tamanho da nossa força e que além de tudo podemos ser, o que quisermos ser” – Laura Kurtz.

Adicionar Comentário

Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.

Assine nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.