Eu Sou Barão

2º ano do Barão observa reações químicas em visita à fábrica da Provin Joias

Vivenciar na prática as teorias trabalhadas em aula sobre eletroquímica, galvanização, metal de sacrifício, tratamento de efluentes e reações de neutralização. Estes foram os objetivos de uma visita realizada pela turma do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB) à fábrica da Provin Joias, na tarde desta quarta-feira (2). Acompanhados pela professora de Química Raquel Brusco Machado, os estudantes visualizaram desde a produção dos moldes das joias no computador até a montagem das peças, com a aplicação de zircônia, pedras, os banhos de cobre, ouro, entre outros.

Depois da impressão em 3D, os moldes são fundidos e polidos em processos específicos para cada tipo de joia. “Somos gratos a todo o conhecimento e atenção que a Provin dedicou aos nossos alunos”, enfatiza a professora, destacando que os estudantes também puderam conhecer os processos de conserto de joias; proteção das semi joias da oxidação, usando metal de sacrifício, além do banho que é feito para proteger as pessoas que apresentam possíveis alergias.

“Essa vivência oportuniza aos estudantes uma visão mais concreta das teorias e representações abstratas dos conceitos químicos, aproximando o cotidiano com a disciplina. A Química tem em sua essência a compreensão da forma como ocorrem as transformações. Os objetos produzidos pela fábrica estão presentes no dia a dia das pessoas e, muitas vezes, não se tem conhecimento das inúmeras transformações químicas envolvidas para formar cada uma das peças”, complementa Raquel.

Além da criatividade e qualidade envolvida na produção de cada joia, a turma do 2º ano do Barão também soube da responsabilidade que a Provin tem, tratando todos os efluentes dos resíduos gerados diariamente pela fábrica, para só depois desse processo lançar a água para os rios.

Adicionar Comentário

Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.

Assine nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.