Eu Sou Barão

5º semestre do Design apresenta projetos inspirados na natureza

Baleia que virou luminária, bem-te-vi transformado em mesa, orquídea tornando-se vestido. Estas e outras demonstrações de criatividade foram visualizadas na última terça-feira (2), ocasião em que os acadêmicos do 5º semestre do curso de Design da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) apresentaram os trabalhos da disciplina de Biônica e Ecodesign, ministrada pela professora Suzana Funk. O desafio foi buscar na natureza uma solução para aplicações no design, considerando critérios de ecodesign.

Para a acadêmica Aline da Silva Garcia as aulas foram importantes para ampliar a criatividade, “tive medo no início, mas com o auxílio da professora, tudo foi se encaixando e o medo se transformou em superação” destaca. A futura designer complementa que o curso fez com que pudesse “se descobrir”, “o design abriu os meus horizontes e tenho a certeza de que é esse o caminho que quero percorrer daqui para frente”.

As acadêmicas Daiane Miorelli Coling e Cassiana Strieski, fizeram o design de um trabalho que, segundo a professora, está com nível profissional e foi indicado para concurso. “Ao longo do semestre estudamos a importância de criar produtos com o pensamento voltado ao planeta, às mudanças que precisamos fazer para que as futuras gerações não sofram com os impactos gerados pelo excesso de produção e descarte de produtos e materiais. Juntamente com minha colega e parceira de trabalhos Cassiana Strieski, elegemos o pássaro bem-te-vi como fonte de inspiração e projetamos uma mesa dobrável que facilita o transporte e armazenamento e que reutiliza materiais de uma indústria de móveis. Foi um semestre de grande importância para a nossa formação onde aprendemos que como designers podemos contribuir, e muito, para termos um planeta mais sustentável e digno de se viver”, enfatiza Daiane.

Um vestido feito com inspiração na orquídea, esse foi o trabalho realizado pelo acadêmico Luís Guilherme Torres Fernandes. “A princípio foi um desafio, mas no decorrer do projeto tudo se encaixou e acredito que o resultado foi extremamente satisfatório”, diz o acadêmico, que utilizou a reciclagem de materiais que seriam descartados, aplicando o conceito do upcycling, que é quando se otimiza a aplicação desses materiais.

De acordo com a professora Suzana Funk, foi uma alegria ver o empenho dos acadêmicos (as) bem como a evolução dos mesmos e a qualidade da apresentação dos trabalhos. “Durante o semestre foram estudados temas sobre a sustentabilidade, ecodesign e nesse contexto também foram feitas reflexões sobre a responsabilidade do designer como cidadão, como profissional e como as suas decisões e escolhas podem influenciar na diminuição dos impactos ambientais, na busca de fazer desse mundo um lugar melhor, tanto como pessoa e também como profissional”, finaliza a professora.

Adicionar Comentário

Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.

Assine nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.