Eu Sou Barão

5º ano se aquece com fontes históricas

Turma visitou o Arquivo Histórico na última quinta-feira (4)

De onde viemos? Se o Brasil era habitado por diversas tribos indígenas, por que também descendemos de europeus? Como assim imigrantes? Como os historiadores sabem de tudo isso? Essas perguntas são frequentes quando estudamos sobre o Brasil no Segundo Reinado, especialmente para crianças do 5º ano.

Para buscar estas e outras respostas, no dia 27/06, o Arquivo Histórico Juarez Illa Font veio até o IABRB para ensinar um pouco mais sobre o papel do indígena, do africano e do imigrante no povoamento e colonização do Brasil. A turma também aprendeu sobre a importância das ferrovias para o surgimento das grandes aglomerações de pessoas: as cidades. Dentro desse contexto, foi possível entender como Erechim foi, pouco a pouco, se formando.

Para entender como toda essa história é construída, a turma do 5º ano foi ao Arquivo Histórico na manhã desta quinta-feira (4), para visualizar onde e como as fontes históricas são reunidas e estudadas. “O grupo de alunos foi privilegiado ao poder entrar no arquivo de documentos antigos e conhecer documentos sobre a cidade de Erechim, além de analisar livros, imagens, fotos das famílias imigrantes e também de objetos que pertenceram a elas”, destaca a professora Kelly Casagrande, que acompanhou os estudantes na visita. Rodeados de fontes históricas e conhecimento, ficou fácil para a turma de aquecer em uma manhã gelada de inverno!

Adicionar Comentário

Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.

Assine nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível.